sexta-feira, 4 de março de 2011

Cadê a Princesa Isabel?



Olá queridos amigos!!

Boas notícias e adaptação. Consegui o meu primeiro emprego! E não é que a escola realmente me chamou para dar aulas de Português? E como estão precisando de ESL me chamaram também!! Por enquanto são 2 turmas no total mas é um excelente começo. Marido levou currículo no hotel da Alessandra Ursa (obrigada mais uma vez, Alê!) e com a indicação dela é possível que ele seja chamado para entrevista. Se experiência zero não atrapalhar o caminho, ele terá boas chances.

Viemos para o Canadá sabendo bem como funcionam as coisas por aqui. Depois de um ano o funcionário tem direito a férias de 2 semanas pagas. Só que depois do primeiro ano, isso ainda é opcional, o empregador te dá se quiser. Foi o que aprendi ontem na minha aula de "resume". Depois de 5 anos, vc tem direito a 3 semanas pagas. Pronto, tá bom demais, é só isso. Mas, como a moda pega, algumas empresas fazem um contrato com você de menos de 1 ano e ficam renovando o contrato para não ter que te dar férias. Legal, né? Na prática mesmo não sei como os brasileiros se sentem aqui (como empregados) mas estas informações deixam a gente meio deprê!

Na minha turma mesmo tem uma dentista que veio do Peru. Ela já tinha carreira em ascenção, dava aula na universidade e tinha uma vida super estável. Eu vejo a batalha que ela está enfrentando por ter que recomeçar tudo de novo, tentar trabalhar como recepcionista em clínica odontológica para começar a fazer a tal da network e conhecer as pessoas da área e depois tentar ser assistente....não é fácil. Por mais que preparemos a nossa cabeça e espírito para enfrentar esta situação, não é fácil. Ninguém disse que seria mas a gente acaba achando que vai tirar de letra mas as vezes a revolta toma conta! Rs

Também aprendi na minha aula que aqui professor tem 2 "breaks", um na primavera (spring break) e um no inverno (winter break) que são pagos pelo seu empregador. Já as férias de verão... Summer vacation! Se vira nos 30 pois vc não será pago pelo período!! Whaaaaaaaaat? Revoltei!! No caso da minha escola, para foreign languages é por contrato. Eles te pagam a hora trabalhada livre de impostos e você tem que fazer a dedução depois. Eu acho que ESL é regular...ainda não sei. Conto para vocês depois. Mas, não tem break não. Aluno internacional bomba o ano inteiro e principalmente no verão. Então, não sei se eles, os professores de escolas de idioma, tem férias e como funciona. Vou descobrir em breve!

O que sei é que estamos empolgados pela chance mas desconfiados pela lei. É estranho ver que algumas pessoas (ainda não conhecemos muita gente)trabalham e voltam para casa e dormem e trabalham e voltam para casa e...enfim, vou viver o momento para contar para vocês depois. Se por acaso alguém que já mora e trabalha aqui há algum tempo tiver uma opinião sobre o assunto (de preferência animadora!!!!!) por favor registre!

O blog da Laila tem um post bem legal sobre as leis mas acredito que em Ontario e BC existam diferenças... o salário mínimo de BC por exemplo é o mais baixo do Canadá! Ui, que horror!! Rs!

Vamos aproveitar nossos últimos momentos de liberdade e passear e fazer mais uns vídeos para vocês curtirem neste fim de semana.

Beijoks a todos, fiquem com Deus e não desanimem!
Ps: Acho que esta mensagem é bem direcionada pra mim! Rs!

Carina & Victor

7 comentários:

  1. Parabéns, mais uma vez!
    E, realmente, não desanimem! Tenho certeza que vocês vão se destacar onde estiverem trabalhando!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Carina!!
    Que bom estar empregada!!!
    Parabéns!!!
    E não desanime não, para primeiro emprego está bom demais, com o tempo vc vai se adaptando com tudo, inclusive com as leis daí. Realmente deve ser muito difícil sair da vida estável daqui e comecar tudo do zero aí, mas com o tempo, vcs tiram de letra. Tenho um casal de amigos aí em Van (um dia vamos sair todos juntos) que está entrando no 4o. ano de Canadá e só tem coisas boas pra falar sobre os empregos, embora o começo deles tenha sido igual ao de todo mundo.
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Tem realmente algumas coisas que me deixam chateado na hora de trabalhar, mas fazer o quê?

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. oi Ca.. eu to sumida eu sei mas da uma preguiça de escrever. chego tarde todo dia e levanto cedo tb todo dia, qdo vi sua msg dizendo levanta vai trabalhar volta e dorme , rs pensei,,,isto é pra mim...estou assim ultimamente trabalhando em 2 empregos fazendo 60 horas por semana e ainda estudando, estou fazendo um curso de income taxes, é somente 1 dia na semana mas fazer a homework leva a semana inteira..rs cada exercicio q penso meu Deus meu income tax eh tão simples...mas aqui tem muita gente q vive a custas do governo e recebe beneficio de um monte de coisas, alias vou tentar uma faculdade por conta do governo tomara q consiga... bom espero q vc se adapte em breve , alias os primeiros meses sao os mais dificies depois vc se acostuma...bjjjsss e boa sorte..ps. leio toda semana seus posts e adoro os videos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carina, que vitoria Parabéns. Quanto as ferias isso depende muito, tem gente que acha que aqui se trabalha pouco, nos achamos que aqui se trabalha muito (o Leo por exemplo trabalha muitas horas por semana, bem mais de 40, gracas a Deus nao nos fins de semana) isso pq depende da area de trabalho, da empresa. No geral e como vc falou, nos 1a. anos 10 dias uteis de ferias, mas o Leo por exemplo no primeiro ano ganhava 1 dia de folga pago por mes com o max de 7 dias por ano e podendo acumular ate 5 e levar pro proximo ano, entao ele vai tirar agora 15 dias uteis de ferias. Como ele completou 1 ano de empresa, ele ganhou os 7 dias do segundo ano de 1x, entao vamos ter quase 1 mes de ferias pagos agora. Ficou confuso né, mas o que eu quero dizer é que tem diferenca de uma empresa pra outra e vc tb pode tirar dias nao pagos, isso é muito comum.

    ResponderExcluir
  6. Oie Carina!
    Passando para agradecer suas palavras lá no blog, coração!
    O vídeo que vc me passou, infelizmente não encontrei..=(
    Carina, nós aqui não sabíamos destas leis trabalhistas, aff! Ninguém merece!!
    Desejo que vcs passem logo por essa fase de adaptação, que requer muita paciência e determinação!
    Bjus de LuzZ!
    Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

    ResponderExcluir
  7. que bom que já conseguiram emprego... eu aqui ( no Brasil) trabalhando como pj para o senac não tinha férias, nem 13... nem nada mais, agora que estou mais em vendas do que como professora, eu trabalho de segunda a segunda... acho que tudo depende da área...bjos e boa sorte

    ResponderExcluir