
Hi everyone!!
Desculpem o sumiço! Andamos em estado de choque. Como o título do post fala, estamo vivendo um pesadelo diário...rs! Wake us up please!!!!
Vocês se recordam que comentei que o curso deixava um pouco a desejar? Pois é. Deixa e muito. No começo eu achei que iria conseguir lidar com a falta de organização da escola mas as coisas só pioram a cada dia.
Começa pelo fato: antes de me matricular perguntei como o curso funcionava. Me disseram 4 semanas de curso e a última seria prática. Primeiro dia de aula: "vou entregar este material para vocês e em pares vocês darão aulas no período da tarde. Não se preocupem, não vou esar na sala." Como assim vamos dar uma aulinha e ninguém vai observar? Tudo bem. É até melhor mesmo para sentirmos como vai ser. No fim das aulinhas: "A partir de amanhã vocês terão 35 minutos para dar uma aula deste material aqui." O quê? Amanhã? Mas, e a teoria? Confesso que não nos preocupamos muito pq já temos certa experiência. Depois da aula vem a sessão de feedback. Nossa professora tem até um jeito bem gentil de falar o que não fizemos corretamente. Mas, a pergunta é: como é que eu vou saber o que ela quer que eu faça, como é o jeito da aula aqui no Canadá se ainda não fomos expostos a este conhecimeto?
Chegou a sexta-feira. O diretor de estudos nos dá algumas aulas teóricas (que acontecem sempre pela manhã). No final da aula ele disse. "Aqui está o primeiro trabalho escrito valendo nota. Não se assustem se vocês tiverem que refzer pq 95% dos trabalhos são rejeitados." Agora, me diga caro leitor: se existe 95% de rejeição, aonde está o problema? Aonde? Comigo não está. Fui para casa extremamente motivada, né? O professor te passa uma tarefa e já te diz que vc vai fracassar. Great! Mais boas notícias: "na semana que vem, vocês darão aulas para alunos de verdade." E eu perguntei: quantos alunos tem na turma? Ninguém sabe. São aulas gratuitas e eles avisam os alunos da própria escola que já estudam pela manhã. Tudo bem. Qual é o nível? O Victor pegou iniciante e eu intemediário. Chega o dia. Todos tinham preparado aulas com o data show. Ah! Mas ficamos sabendo que as aulas seriam ao mesmo tempo e que a turma seria dividida. E agora? Sobe e desce o elevador para dividirmos o data show e acabou que uma prof não conseguiu usar. Turma do Victor: 3 alunos (um era avançado, um básico e um intermediário). Minha turma: 2 básicos e 2 intermediários. Detalhe que 30 min depois de eu eperar os alunos chegarem, a minha prof foi atrás de gente para sevir de cobaia pq ela percebeu que ninguém apareceria. E veio o feedback. Um fracasso total. Eu havia preparado uma aula para intermediário mas os alunos não conseguiam abrir a boca, não sabiam o significado da palavra "lifestyle" (tópico da aula) e o desastre estava armado. No final, a culpa foi minha, eu ñão consegui lidar com a situação. Para completar: a professora no final disse: "Obrigada pela paciência de vcs. Voltem amanhã, tá? E tragam amigos, quantos puderem!" E eu preciso falar mais alguma coisa?
O feedback na turma do Victor foi de filme de terror. O chefe do departamento de treinamento de professores é o observdor. O grupo deles ouviu coisas do tipo:
-"Gramática? Bull shit!!! Nunca ensinem gramática. Aluno só aprende repetindo."
-"Essa sua metodologia pode até ser boa. Lá na Coréia. Porque aqui não funciona."
-"Go to the hell!" Não lembro qual foi o contexto...
-"Você, fulana (uma aluna que é um doce), use o seu nome coreano pq este nome que vc usa faz com que as pessoas façam piada de você.
-" Vocês tem que melhora esta pronúncia. Uictor, você não pronuncia o H corretamente. Detalhe: ele mesmo não consegue pronunciar o V. Usa o U.
Fomos pra casa em choque. Eu não conseguia abrir a boca. Agradeço a Deus todos os dias por ter um marido maravilhoso e forte emocionlmente. E vim para casa ouvindo: "Não liga para isso, você é uma profissional execelente. Amanhã eles vão ouvir."
E ouviram. Victor foi para a sala do diretor e colocou tudo para fora da maneira mais educada. E ouviu:
"-Isso já aconteceu outras vezes. Mas ele é um excelente teacher trainer. O data show? Temos 4 na escola! O exercício? Sabemos que tem problemas mas ainda não deu tempo de adaptar..."
Na sala de aula um silêncio. Ninguém abria a boca. Eu, que era uma das mais participativas e acabava estimulando as corenas, estava em choque. Só pensava em levantar e ir embora. A prof perguntava e ninguém respondia. E então resolveu perguntar: O que aconteceu? Vocês estão tão diferentes hoje! Quem pergunta quer saber e o Victor falou tudo pela segunda vez. Ela se mostrou muito aberta mas a falta de organização é irritante. Mas, para eles, parece estar tudo bem. O material para preparamos a aula é entregue 1 dia antes e ela vai tirando a cópia na hora e distribuindo e as vezes entrega de um para o outro, uma zona de papel.
Hoje, quarta-feira, nosso amigo desbocado chegou na sala super sorridente, falando com todo mundo, oferecendo biscoito doce e até nos deu uma aula sobre como ensinar gramática. Mas, ele é agressivo, falou para uma aluna corena: Que sotaque é esse? Por que vc fala desse jeito? Para as coreanas, o professor é uma autoridade e elas jamais ousariam discordar ou reclamar de algum deles. mas, no final, agradeceram ao Victor e disseram que concordavam com tudo o que ele havia falado.
Pra mim acabou. Não adianta. Hoje mesmo a professora falou: apesar de ainda não termos estudado as técnicas de leitura, vc deveria ter feito isso, isso e isso. Como é que eu vou saber o jeito deles de fazer a atividade se isso não foi abordado? É um exercício diário de lidar com a frustração. É impressionante. Vamos jogar o jogo deles pq não temos outra saída. O curso está pago e nunca rasguei tanto dinheiro junto na vida. Sinto que estou comprando um certificado. Pelo menos, é obrigatório para um mestrado em ESL. Este post deve estar enorme... tentei resumir ao máximo! Devo até ter esquecido de mencionar alguma outra barbaridade. Mas, já deu para desabafar. esperamos ansiosos a hora de acordar!! Rs!
Beijks em todos
Carina & Victor