quarta-feira, 15 de junho de 2011

Belezas da Natureza...

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A digital slideshow by Smilebox


Caros leitores,
Como a Carina havia prometido hoje vos escrevo sobre o College que estou fazendo. Estou estudando Hospitality Management (algo como gerência de hospitalidade, no lato senso). Com tal diploma posso trabalhar em qualquer área da indústria de hospitalidade; por exemplo, bares, restaurantes, hotéis, agência de turismo, etc. É um curso de oito meses com um mês de estágio. Como o turismo é uma das principais atividades econômicas aqui em Vancouver, penso que esse curso vai me abrir muitas portas.
Aproveito o ensejo para estabelecer algumas diferenças básicas entre a educação superior aqui no Canadá e aí no Brasil. Você sabia que o canadense médio muda de carreira entre 5 e 7 vezes durante sua breve existência terrena? Assim sendo, somente 25% dos canadenses tem diploma universitário, uma coisa cara e que leva muito tempo. A esmagadora maioria dos canadenses somente tem College, que é um curso rápido (entre 6 meses e 2 anos, dependendo do curso) e relativamente barato (custo total entre 5.000 e 17.000 dólares). Mestrado e doutorado aqui só serve para quem quer ser acadêmico (o que faz muito sentido).
Outra diferença básica é o comportamento do alunado em sala de aula e fora dela. Aqui não tem papai e mamãe para tomar as dores dos seus filinhos mimados não. Aqui não existe transferência de responsabilidade. Cada um é responsável pelo seu quinhão. Por exemplo, na College onde estudo, existem várias regras que devem ser seguidas pelo aluno para que não haja jubilação. Além disso, a instituição em questão adota a “disciplina progressiva”, que pode ser traduzida assim: admoestação verbal, admoestação escrita, suspensão e jubilação. Simples assim. Um ex-colega (já foi jubilado) meu tinha a mania de ficar acessando o Facebook na sala de computadores. Ele foi avisado na primeira vez, notificado na segunda, suspenso na terceira e jubilado na quarta. E o papai dele não reclamou? Não sejamos ridículos: o Canadá não é o Brasil. E o infeliz ainda perdeu todo o dinheiro que pagou. E a mamãe dele não reclamou? Claro que não, pois todas as regras estão especificadas no contrato de matrícula. Aqui é assim: escreveu não leu, o pau comeu. Havaiana de pau neles!
Ainda no âmbito das diferenças educacionais, gostaria de chamar a atenção para o fato de que o silêncio impera em sala de aula. A partir do momento que o professor abre a boca, todos fazem silêncio tumular. Professor aqui é autoridade e deve ser tratado como tal. Lindo! Além disso, ninguém contesta quantidade de conteúdo. Eu leio uma média de 60 páginas por dia e faço testes todos os dias. Ou seja, se eu não estudar umas 3 horas por dia eu me lasco. Vai fazer isso no Brasil para ver o que acontece. “O professor é louco!”, vão dizer.
Bom, por hoje é só. Carina e eu estamos cada vez mais adaptados ao Canadá e o Brasil já começa a ter status de lembrança. Não fora a saudade dos entes queridos, o Brasil já teria virado poeira do tempo na ampulheta da vida. Um forte abraço!

Ps: Ontem dia 14 de Junho foi o nosso aniversário de 3 anos de casamento. Comemorado no Canadá com queijo e vinho de British Columbia!! Cheers!

Victor & Carina

7 comentários:

  1. Parabens pelo niver de bodas, estao muito chiques mesmo!
    A adaptacao eh uma bencao na vida d imigrante, torcemos para que vcs continuem batalhando e vencendo!
    Vitor, se fosse no Brasil o proprio diretor ja teria expulsado o professor que ousasse ser um professor em sala de aula...imagina a cena!

    ResponderExcluir
  2. Minha esposa vai gostar de saber disso! (Ela é professora) Aliás, gostar nada, vai odiar, já que tem que tolerar todo tipo de criatura em sala de aula... E olha que é de curso universitário hein?

    ResponderExcluir
  3. Hey Victor!! Long time no see!! Happy anniversary!!

    ResponderExcluir
  4. Queridos, parabéns pelo aniversário! Um beijo :)
    Adri Félix :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo aniversário e muitas felicidades.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  6. queria saber mais do curso. tipo, você tem alguma disciplina voltada pra prática ?
    ou é só aula assistindo o professor falar e falar ?

    Parabéns pelo aniversário !!

    adorei os videos, a piscina e o cachorro, que figura !

    eu quero ir a Vancouver !!

    ah, indiquei o blog de vocês pra uma parente. O filho dela está indo passar 1 ano em Vancouver,

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A gente lê e não se acredita que aí as coisas realmente funcionam com relação instituição/professor/aluno.
    Boa sorte em teus estudos, Victor!
    No mais...tudo lindoO de se ver como sempre, né? rsrs Aproveitem e agradeço por compartilhar.
    Bjks.

    ResponderExcluir