quinta-feira, 14 de abril de 2011

Miscelânia Canadense

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow generated with Smilebox


Caros Leitores,

Aqui quem vos escreve é o Victor, marido da Carina. Como a mesma está muito ocupada trabalhando o dia inteiro e fazendo um curso às quintas-feiras à noite, resolvi escrever sobre assuntos diversos. Porém, antes de mais nada, dá uma conferida no slide show acima. As fotos foram tiradas do mirante da Harbour Tower.

1 – Só não pedala quem não quer:
Vancouver é mesmo uma cidade fantástica. São quilômetros e quilômetros de praias, parques e ciclovias. Tenho pedalado sempre que posso. O “que posso” fica por conta da chuva, que cai com muita freqüência por aqui. Hoje, por exemplo, saí para pedalar às 11h40min da manhã. Estava nublado, mas se via o Sol atrás das nuvens. Quando cheguei na Third Beach do Stanley Park, depois de ter pedalado uma hora, começou a chover. Resolvi voltar, pois tudo que vem volta. Meus amigos, foram 40 minutos de chuva no lombo. Sim, pois os outros 20 minutos foram de chuva de granizo! P@*a que o pariu! Quando entrei no metrô com minha bicicleta, o povo olhava pra mim com uma cara de: “coitado”. Pouco depois de chegar em casa começou a nevar e está 3 graus agora aqui. Viva a primavera em “Vanchuver”. Mas não posso reclamar, pois pedalei na segunda-feira e na terça-feira debaixo de um belo Sol.

2 – Política no Canadá:
Temos o costume de dizer que o brasileiro é alienado quando o assunto é política. Muita gente diz que brasileiro só pensa em futebol e cerveja. Uns dizem que o futebol é o ópio do povo. O que dizer do canadense? Posso afirmar que o canadense é tão ou mais alienado que o brasileiro. Pra vocês terem uma idéia, o debate dos possíveis futuros primeiros ministros foi antecipado em um dia por conta do jogo de hóquei na quinta-feira. Fizeram uma pesquisa e chegaram à conclusão que a audiência do debate seria pífia se o mesmo fosse realizado concomitantemente com o jogo de hóquei. É mole ou quer mais? O pior ainda está por vir: conversei com alguns canadenses e eles não sabiam nem os nomes dos candidatos!!! Estou me sentindo um experto em política canadense. Aliás, devo dizer que simpatizo com o Gilles Duceppe, líder do separatista Bloc Québécois. Embora a independência de Quebec tenha sido rejeitada em dois referendos, penso que a supracitada província possui cultura, língua, gastronomia e história muito próprias. Imaginem vocês que mais de 90% dos canadenses somente falam Inglês! E não é só isso: no frigir dos ovos, os franco-canadenses são governados pelo lado Britânico. O povo do Quebec se sente sem voz no âmbito Federal (e não é para menos). Eu assisti aos dois debates na televisão: o primeiro em Inglês e o outro em Francês. No primeiro, o Michael Ignatieff, o Jack Layton e o Stephen Harper dominaram a cena, pois a primeira língua deles é o Inglês. Já no segundo, o Gilles Duceppe arrebentou, pois o mesmo tem o Francês como primeira língua. Os outros falavam um Francês tão arrastado que até eu, que não falo Francês, conseguia entender. Veja que loucura! Essa estória de que o Canadá é bilíngüe é conversa pra Inglês ver! Aqui no lado Inglês poucos falam (e querem falar) Francês. Já no Quebec, 82% da população tem o Francês como sua primeira língua. Além de tudo isso, gosto do Gilles Duceppe porque ele é o único que me parece sincero (dentro dos limites de um político, é claro). O Michael parece um pavão misterioso: muito cheio de si e volúvel. O Jack nem operado quer largar o osso (o poder inebria). O Harper é uma verdadeira colagem: idéias do Bush, cara de padre e veste um paletó de Obama (que por sua vez é o fantoche da Hilary Clinton). Camarada medonho que só fala em economia e se acha Deus. Fora Harper!

3 – Televisão Canadense:
Confesso que assim que cheguei ao Canadá detestei a TV a cabo. Pois agora eu estou gostando dos canais e dos programas (espero que não seja demência). Nem sinto mais falta da Globo e suas novelas premiadas. Aqui assisto ao American Idol e ao Dancing with the Stars ao vivo! Além disso, adoro Two and a Half Men. Até do noticiário eu gosto, principalmente porque ele não é vermelho de sangue como o Jornal Nacional (que apelidei de Jornal Funeral, pois só fala de assassinato).

4 – Delegacia de Polícia:
Sim, amigos. Visitei minha primeira delegacia de polícia aqui no Canadá. Calma que não é nada disso que vocês estão pensando. Como vou começar uma “College” na segunda-feira, precisei ir à delegacia para fazer o meu “Criminal Record Check”. Aliás, para quase qualquer curso que você vai fazer ou quase qualquer emprego que você vai começar, é exigido tal procedimento burocrático. Mas o pior ainda está por vir. Sabe quanto custa essa belezura? Nada mais nada menos que 50 dólares! Isso mesmo. No Brazil é de graça. Não é a toa que a delegacia aqui parece um hotel 5 estrelas. Por esse valor eles poderiam ao menos deixar eu passar um dia na cadeia com pensão completa.

5 – Enchentes e outras catástrofes:
O Canadá é um país maravilhoso e abençoado. É inegável a excelente qualidade de vida que se tem aqui. Agora, por que os podres do Canadá (que são poucos) são varridos para debaixo do tapete? Por que nada de ruim que acontece no Canadá “vaza” para a imprensa internacional? Querem exemplos? Você aí do Brasil sabia que Alberta está debaixo d’água (inundações terríveis)? Que 1/5 da população canadense tem problemas psiquiátricos? Que a cada 110 bebês canadenses 1 tem autismo? Que 90% da população canadense corre o risco de desenvolver doenças cardiovasculares devido a alimentação rica em gordura? Que caíram vários pedaços de rocha numa “highway” aqui de British Columbia hoje pela manhã e a mesma se encontra parcialmente interditada? Que em várias cidades Canadenses os buracos nas ruas têm causado danos a inúmeros carros e gerado ódio entre os populares? Que há alguns dias atrás dois adolescentes de 16 anos estupraram e esquartejaram uma colega de escola? Pois é. O Canadá é fantástico, mas também tem seus problemas. O que me intriga é o fato de nada disso (das coisas que me lembro) virar notícia internacional. Muito estranho mesmo. Um forte abraço!

Victor

10 comentários:

  1. Oi Victor!!

    Vc precisa escrever uma coluna semanal aí no blog! Muito informativo!

    See you guys soon!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post...bjs e espero vê-los em breve.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as informações. Que jornal/ revista vc lê? Qual telejornal acompanha?
    Por favor responde.
    bj
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Hoje de manhã eu vi a notícia sobre essas rochas que cairam na estrada. Ainda bem que não atingiram ninguém.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  5. Hoje sonhei que entrava na sala dos professores da asa norte procurando por vocês dois, e aí alguém me lembrava que vocês tinha mudado para o Canadá. Fiquei com tanta saudade de vocês que vim aqui e li um monte de posts, até uns que já tinha lido - hehe.
    É muito bom quando vocês colocam vídeos, dá para matar a saudade um pouco.
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos:

    O processo de imigração é longo e a espera pode ser angustiante.
    Sem a ajuda e o apoio de vcs seria pior ainda.
    Por isso, enquanto esperamos...........fizemos um vídeo em homenagem aos novos amigos que tem compartilhado conosco dessa caminhada que nos levará ao nosso sonho. Espero que vcs gostem, e que vcs se encontrem (literalmente) no vídeo!!!!
    Obrigada pelo companheirismo....

    A Turma do Balão!!!

    ResponderExcluir
  7. Vitinho, quase ouvi sua voz durante a leitura... Igualzinho. Muito interessante o seu texto!
    Bj pra você e pra Carina!
    Adri Félix :)

    ResponderExcluir
  8. Oiiee

    Adorei o blog... vou segui-lo.

    Abraços
    Cindy
    www.demalaecuiaparatoronto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pela visita! O vídeo foi feito de coração,... como uma homenagem pela gratidão que sentimos por todo o apoio recebido aqui na rede!!! Espero que um dia a gente possa se conhecer pessoalmente! Super abraço da turma do balão!!!!

    ResponderExcluir
  10. Grande Victor! Adorei os topicos! Muito variados e polemicos. 1) O clima aqui tah mesmo doido um dia desses estava Sol de rachar (nao quero dizer calor, q fique claro!) 10 minutos depois comecou a nevar, + 20 minutos o Sol voltou e derreteu a neve....2)Vou comecar a ouvir o Gilles Duceppe...nunca tinha ouvido falar dele, alias no jornal so sai Haper e Ignatieff 3) Muito bom assistir American Idol ao vivo!!! 4) Q belo passeio...hahah

    Precisamos marcar de fazer alguma coisa de novo!

    Abracos

    Marcio
    vancouveraquivamosnos.blogspot.com

    ResponderExcluir