domingo, 5 de abril de 2009

A little help from my friends...




Hello dear friends... It´s me again!
Este post tentará clarear as minhas idéias em relação a um assunto que, por mais que eu leia, não consigo entender...
Já pedi ajuda ao meu amigo Vítor e ele me disse o que achava. Isto fica martelando na minha cabeça e então, vou abrir a mesa para debates.
O assunto é: pontuação. Leio em blogs que alguns aplicantes não conseguiram com o IELTS a pontuação necessária. Antes de preenchermos a papelada para a entrada do processo, há uma espécie de simulador de pontos. Certo? Daí, você sabe se atinge a pontuação ou não. a dúvida: o IELTS apenas prova a pontuação conseguida no simulador? Pergunto isso porque quando recebemos o pedido de documentação (pelo processo antigo) estava bem claro no e-mail, que não seríamos obrigados a mandar o resultado do ielts, nesta caso então deveríamos mandar uma carta apenas confirmando que o aplicante era fluente na língua. Mandamos tudo de acordo com o pedido no ano passado e neste ano abri o blog. Leio tanta coisa que fico perdida e achando que estou fazendo as coisas do jeito errado. Meu querido amigo Vítor disse que neste caso, poderia ser possível uma entrevista só para confirmar. Mas ainda assim fico apreensiva pois não conheço nenhum caso de entrevista para a parte "não francesa" do processo. No começo, maridão não queria fazer o ielts de jeito nenhum pois ele diz que está seguindo o que eles pediram em documentação. Como sou pouco insegura, já pedi pleeeeeeeeease para ele fazer e ele disse que tudo bem. Mas a dúvida ainda fica na cabeça... até mesmo pq já mandamos os documentos e o ielts não foi no pacote...
Então, o que vcs acham ou fariam?
Beijks
Carina

6 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Como está seu bebê???
    Bom, qto a essas suas dúvidas, o melhor mesmo seria mandar um email pro consulado, perguntando...

    Até onde entendo disso, a maneira mais fácil de provar sua pontuação no inglês é com o ielts, pq está escrito lá sua nota e acabou... As outras maneiras é provando por meio de cartas de empregadores, diplomas, ou coisas do tipo que mostram que REALMENTE vc sabe inglês. Já se vc fez uma carta de próprio punho e não enviou nada que confirmasse suas informações, confesso, que não sei até que ponto o consulado aceita.
    Mas não se preocupe, se eles acharem que ela não serve, provavelmente, vão marcar a entrevista (é nesse tipo de caso que podem marcar entrevista).
    No seu lugar eu mandaria um email pro consulado, se mesmo assim ainda ficasse na dúvida, faria o ielts e mandaria. Pronto, não teria mais confusão...

    Não sei se ajudei ou atrapalhei mais...hehehe

    Qualquer coisa entre em contato..

    Bj

    Rosi

    ResponderExcluir
  2. Bem, meu marido não fez o IELTS e fomos aprovados, estamos esperando o pedido de passaportes, mas ele mandou alem da carta explicando que era fluente e tal, a xerox da carteira de trabalho que comprova que ele é professor de ingles a uns 10 anos, diplomas de curso de ingles aqui e nos EUA, então acho que seria bom mais alguma coisa além da carta.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carina!

    Obrigado pela visita. Se precisar de alguma coisa é só escrever. Você participa do grupo Brasília @ Canadá?

    Um abraço,

    Lucas

    http://projetocanada.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Carina tudo bom?
    Como esta o seu baby? Espero que tenha melhorado viu, estou na torcida.
    Quanto ao que tu perguntastes. Well...eu sou um tiquinho parecida contigo, pois fico muito apreensiva. Se teu marido tem como provar a fluencia de outras maneiras, que não seja o IELTS, mande tudo o que for necessário para comprovar isto, mas daí vai ser uma avaliação subjetiva do oficial de imigração creio eu, enquanto IELTS ele não vai poder questionar nada.

    Como a Rosi falou, nestes casos para nao nos deixar noites sem dormir, escreva para MJ e pergunte. Se ela falar que é necessário daí acho melhor fazer mesmo só para comprovar e não ficar na dependencia de humor de oficial.

    Eh isto
    Tudo de bom

    Danielle

    ResponderExcluir
  5. Oi Carina!

    Só vou reforçar o que os demais já te falaram:

    - 1a. coisa: escreva para a MJ, diga a data do seu processo e pergunte o que vc deve fazer;
    - Se ela disser que realmente vcs não precisam dos resultados da prova, faça como a Simone que comentou aqui, junte evidencias e mande;
    - Se ela falar que precisa da prova, diga ao seu marido que por mais que ele seja professor ele precisará treinar um pouquinho antes de fazer a prova, para se acostumar com o tempo e tipo de prova.

    é isso....
    boa sorte!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carina, tudo bem com você?

    Como os amigos blogueiros falaram e como eu havia dito, o IELTS é uma prova da proficiência do seu marido na língua inglêsa, ou seja, o oficial de imigração não terá o que contestar.

    Mas, vocês também podem enviar os documentos que comprovem que seu marido é professor, trabalha com inglês e tudo mais, mas sempre fica aquela "?", sabe?

    Mas como disse a Simone, se funcionou para eles, porque não funcionará para vocês, não é verdade? Ah, mas mande um e-mail para MJ só por desencargo de consciência! :D

    Boa sorte para vocês! Vai dar tudo certo! Pensamento positivo! Estarei aqui na torcida!

    Beijos,

    Vitor

    ResponderExcluir